Forum Historiae 
O concerto europeu: restauração e revolução
O concerto europeu: restauração e revolução


Arquivo de sistematização de conteúdos


Bibliografia da aula:

Leitura obrigatória:

KISSINGER, Henry A. O mundo restaurado. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, pp. 133-161 (“O Congresso de Viena”).

Leitura complementar:

BOBBITT, Philip. A guerra e a paz na História Moderna: O impacto dos grandes conflitos e da política na formação das nações. Rio de Janeiro: Campus, 2003, pp. 512-541 (“O Congresso de Viena”)

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, pp. 145-188 (“A paz”; “As revoluções”)

LABROUSSE, Ernest; MOUSNIER, Roland. O século XVIII: A sociedade do século XVIII perante a revolução. História Geral das Civilizações. Tomo V, 2º v. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1957, pp. 173-210 (“1815: Restauração de uma civilização”)


Materiais complementares:

Vídeos:

Aula: “Sean McMeekin – The Metternich System and It's Downfall”, Diplomatic History I, Department of International Relations, Bilkent University, 2010.

 

Seminário: “The Congress of Vienna 1814-1815: Making Peace after Global War”, painel: “From Congress to Concert: Concepts and Institutions”, participantes: Brian Vick (Emory University), Glenda Sluga (University of Sydney), Matthew Rendall (University of Nottingham), Robert Jervis (Columbia University), Isser Woloch (Columbia University), Gideon Rose (Foreign Affairs), European Institute and Heyman Center for the Humanities, Columbia University, 2015.

Parte 1

 

Parte 2

 

Documentário: “Conservatism At Work: The System of Metternich, 1815-1848”, History of Modern Europe; Arts, Humanities and Languages; St. Xavier’s College, Calcutta, 2011.


Documentos para análise:

Documento 1 - Tratado de Paris (fragmentos) - 1814

Documento 2 - Treaty of Paris - 1814

Documento 3 - Idade D'ouro - 1814

Documento 4 - Gazeta do Rio de Janeiro - 1815

Documento 5 - Cartas ao Conde de Funchal - 1814


Proposta de atividade:

Após ter acessado todos os conteúdos desta aula, proceda as seguintes etapas:

Escolha um dos documentos da listagem abaixo, todos dispostos em arquivos digitais logo acima, bem como o objeto de análise sugerido logo depois de nominado o documento:

  1. Documento 1 - Tratado de Paris (fragmentos) - 1814 e Documento 2 - Treaty of Paris – 1814. Objeto: as potências do status quo.
  2. Documento 1 - Tratado de Paris (fragmentos) - 1814 e Documento 2 - Treaty of Paris – 1814. Objeto: as potências aquisitivas.
  3. Documento 1 - Tratado de Paris (fragmentos) - 1814 e Documento 2 - Treaty of Paris – 1814. Objeto: a potência de fora.
  4. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 16 de agosto de 1814. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  5. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 16 de agosto de 1814. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  6. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 16 de agosto de 1814. Objeto: a potência de fora (caso haja referências).
  7. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 19 de agosto de 1814. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  8. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 19 de agosto de 1814. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  9. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 19 de agosto de 1814. Objeto: a potência de fora (caso haja referências).
  10. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 23 de agosto de 1814. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  11. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 23 de agosto de 1814. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  12. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 23 de agosto de 1814. Objeto: a potência de fora (caso haja referências).
  13. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 26 de agosto de 1814. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  14. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 26 de agosto de 1814. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  15. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 26 de agosto de 1814. Objeto: a potência de fora (caso haja referências).
  16. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 30 de agosto de 1814. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  17. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 30 de agosto de 1814. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  18. Documento 3 - Idade D'ouro – 1814. Relatório de 30 de agosto de 1814. Objeto: a potência de fora (caso haja referências).
  19. Documento 4 - Gazeta do Rio de Janeiro – 1815. Relatório de 8 de fevereiro de 1815. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  20. Documento 4 - Gazeta do Rio de Janeiro – 1815. Relatório de 8 de fevereiro de 1815. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  21. Documento 4 - Gazeta do Rio de Janeiro – 1815. Relatório de 8 de fevereiro de 1815. Objeto: a potência de fora (caso haja referências).
  22. Documento 5 - Cartas ao conde de Funchal tratando da restituição de Caiena aos franceses e da falta de instruções necessárias a esse respeito para a realização do Tratado de Paris, criticando o conde de Galveas pelo desleixo dado aos negócios estrangeiros [Manuscrito] - 1814. Objeto: as potências do status quo (caso haja referências).
  23. Documento 5 - Cartas ao conde de Funchal tratando da restituição de Caiena aos franceses e da falta de instruções necessárias a esse respeito para a realização do Tratado de Paris, criticando o conde de Galveas pelo desleixo dado aos negócios estrangeiros [Manuscrito] - 1814. Objeto: as potências aquisitivas (caso haja referências).
  24. Documento 5 - Cartas ao conde de Funchal tratando da restituição de Caiena aos franceses e da falta de instruções necessárias a esse respeito para a realização do Tratado de Paris, criticando o conde de Galveas pelo desleixo dado aos negócios estrangeiros [Manuscrito] - 1814. Objeto: a potências de fora (caso haja referências).

Feita a escolha, proceda a leitura do documento e, a partir das informações ali constantes e dos apontamentos que sobre elas puder fazer (com base nos conteúdos da aula) produza, no fórum, uma análise da conjuntura internacional com foco em uma das categorias de potências partícipes do Congresso de Viena, de acordo com a elaboração feita por Henry Kissinger (potências do status quo, potências aquisitivas e potência de fora).

Tente também um diálogo com a análise imediatamente anterior a sua, buscando pontos de contato com os conteúdos que você elaborou.

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“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.

 

 

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