Arquivo de sistematização de conteúdos
Bibliografia da aula:
Leitura obrigatória:
JUDT, Tony. Pós-Guerra: uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, pp. 285-325 (“A política de estabilidade”)
Leitura complementar:
GADDIS, John Lewis. We now know: Rethinking Cold War History. New York: Oxford University Press, 1998, pp. 260-280 (“The Cuban Missile Crisis”).
KISSINGER, Henry. Diplomacia. São Paulo: Saraiva, 2012, pp. 573-594 (Vietnam: entrando no atoleiro – Truman e Eisenhower).
SARAIVA, José Flávio Sombra; “Détente, diversidade, intranquilidade e ilusões igualitárias (1969-1979)”; in: SARAIVA, José Flávio Sombra (org.). História das Relações Internacionais Contemporâneas: da sociedade internacional do século XIX à era da globalização. São Paulo: Saraiva, 2008, pp. 231-252
Contribuições do docente sobre o tema:
ZAGNI, Rodrigo Medina. Identidades em guerra: imperialismo e cultura nas relações entre Estados Unidos e América Latina durante a Segunda Guerra Mundial (os casos de Brasil, Argentina e México). Curitiba: CRV, 2015 (Capítulo “Cerram-se as cortinas do teatro da guerra, desvela-se o século americano”, pp. 467-482).
ZAGNI, Rodrigo Medina; ZAGNI, João Pedro Fontes. Cinquenta anos depois: a conspiração "Brother Sam" e o dia que durou vinte e um anos. Revista Anistia Política e Justiça de Transição. Comissão de Aninstia, Ministério da Justiça. ISSN: 2175-5329, Vol. 10, 2016.
ZAGNI, Rodrigo Medina; RODRIGUES, Julia Macedo. No front de uma guerra de imagens: o cinema norte-americano no período inicial da Guerra Fria. Anais do XXV Encontro Estadual de História - Desigualdades e diferenças. ANPUH-SP – ISBN: 978-85-68545-01-0. São Paulo, 2020.
ZAGNI, Rodrigo Medina. Rios de tempo, rios de sangue! A contenda por Perón no romance de Tomás Eloy Martínez. Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina; Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) - ISBN: 978-85-7205-133-01 – São Paulo, nov. 2014.
“50 anos do golpe”; entrevista com Rodrigo Medina Zagni e Marlon Weichart, TV MPF - Ministério Público Federal, maio de 2014.
"Cinusp realiza mostra sobre golpe civil-militar brasileiro", entrevista com Rodrigo Medina Zagni, Revista "Espaço Aberto", n. 159, abril de 2014.
Materiais complementares:
Vídeos:
Filme: “Dr. Fantástico ou como passei a deixar de me preocupar e aprendi a amar a bomba”; dir.: Stanley Kubrick, EUA, drama, p&b., 1964.
Documentário: “Guerra Fria: o avanço das superpotências”, History Channel, documentário, EUA, 2020.
Palestra: “Percepções sobre a Guerra Fria nos Estados Unidos”, Sidnei Munhoz (UEM), UNIOESTE Marechal Cândido Rondon, 2013.
Proposta de atividade:
Depois de ter estudado todos os materiais desta aula, vamos à atividade de análise fílmica que pretende o estudo de elementos da corrida armamentista, em curso durante a Guerra Fria, e que almejavam em estratégias propagandísticas a criação de consenso para o concurso de uma política externa de beligerância perene.
O primeiro passo é assistir o filme de propaganda “Duck and cover”, produzido em 1951 e disponível abaixo:
A questão em tela não é a da efetividade da estratégia de “abaixar e se cobrir” (sob uma carteira escolar ou com as mãos cobrindo a cabeça, por exemplo), em caso de um ataque nuclear; mas do pânico que a propaganda pretende fomentar e os resultados políticos que desse pânico se pretende colher.
Para a análise, o conceito de hegemonia é absolutamente imprescindível!
Elabore as suas reflexões em forma de postagem neste fórum, tentando estabelecer relações com as postagens feitas por seus colegas.
|
13 |
“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.