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A transição feudal-capitalista
A transição feudal-capitalista


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Bibliografia da aula:

Leitura obrigatória:

VILAR, PIERRE; “A transição do feudalismo ao capitalismo”; in: SANTIAGO, Theo Araújo (Org.). Capitalismo: Transição. Rio de Janeiro: Eldorado, 1975, pp. 34-47.

Leitura complementar:

DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1971, pp. 49-108 (“O declínio do feudalismo e o crescimento das cidades”)

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I, Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, pp. 825-877 (“A chamada acumulação primitiva”)

HILTON, Rodney; “Introdução”; in: SWEEZY, Paul; DOBB, Maurice; TAKAHASHI, Kohashiro et all. A transição do feudalismo para o capitalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, pp. 9.38.


Materiais complementares:

Vídeos:

Aula: “Histoire et marxisme: la transition du féodalisme au capitalisme, Explication de textes”, Jean-Michel Dufays; Curso “Sources et méthodes de l'histoire”, Haute Ecole Spaak, 2012.

 

Aula: “The transition debate: Feudalism to Capitalism”, Shankar Kumar, curso “European History”, Consortion for Educational Communication, Hindu College, University of Delhi, 2020.

Parte I

 

Parte II

 

Documentário: “European Renaissance: Transition Debate”, Curso “Rise of Modern Europe – AD 1550 to AD 1850”, EMRC – St. Xavier’s College, Calcuta, 2017.

Parte I 

Parte II

 

Parte III

 


Proposta de atividade:

Assista atentamente o filme "O sétimo selo", do diretor sueco Ingmar Bergman, clássico de 1957.

 

Em seguida, escolha uma das 4 sequências dispostas abaixo com a finalidade de analisá-la:

Sequência 1: "O jogo de xadrez" - Antonius Block e a Morte jogam xadrez

 

Sequência 2: "Diálogo entre Antonius Block e a Morte sobre suas angústias, Deus e a aparente ausência de sentido da vida".

Trecho do diálogo:

“Antonius Block: - O que será de nós que queremos acreditar, mas não podemos? E quanto àqueles que não podem ou não irão acreditar? Por que não posso matar Deus dentro de mim? Porque ele vai vivendo em um sofrido, humilhado jeito? Eu queria tirá-lo do meu coração, mas ele ainda continua uma realidade assustadora que eu não posso me livrar. Está me ouvindo?

Morte: - Estou te ouvindo

Antonius Block: - Eu quero conhecimento. Não crença. Não suposições. Mas conhecimento.”

 

Sequência 3: "A Ordem dos leprosos interrompe uma peça de teatro"

Refrão da canção: “- Alguém de negro dança na praia”.

Sequência 4: "A Dança da Morte"

Trecho do diálogo:

“- E a severa mestre Morte os convoca para dançar. Quer que todos deem as mãos para formarem uma longa fila. A morte vaiu na frente com a foice e a ampulheta… mas Skat vai com sua lira. Eles vão dançando, se distanciando do sol… em uma dança solene. Dançam rumo à escuridão, e a chuva cai nos seus rostos… lavando as lágrimas salgadas da face.”

Em seguida, escolha a linha de discussão referente à sequência que optou por analisar e, ali, elabore um texto onde procure identificar (a partir dos diálogos e demais elementos fílmicos) elementos de mudança, nas mentalidades, que informem a decadência dos valores medievais e a ascensão de novas formas de compreensão da realidade, desprendidas do fatalismo religioso.

Feito isso, leia com atenção a postagem imediatamente anterior e procure dar uma contribuição sua àquilo que elaborou seu(sua) colega de disciplina.

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“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.

 

 

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