Forum Historiae 
Segunda Guerra Fria ao Colapso do regime soviético
Segunda Guerra Fria ao Colapso do regime soviético


Arquivo de sistematização de conteúdos


Bibliografia da aula:

Leitura obrigatória:

THOMPSON, Edward; “Notas sobre o exterminismo, o estágio final da civilização”; in: BAHRO, Rudolf; CHOMSKY, Noam; DAVIS, Mike (et all). Exterminismo e Guerra Fria. São Paulo: Brasiliense,1985, pp. 15-57

Leitura complementar:

HALLIDAY, Fred; “The End of the Cold War and International Relations: Some Analytic and Theoretical Conclusions”; in: BOOTH, Ken; SMITH, Steve. International Relations Theory Today. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, 1995, pp. 38-59.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995, pp. 447-482 (“Fim do socialismo”)

KISSINGER, Henry A. Diplomacia. São Paulo: Saraiva, 2012, pp. 713-754 (“O fim da Guerra Fria: Reagen e Gorbachev”)


Contribuições do docente sobre o tema:

ZAGNI, Rodrigo Medina. Sangue que não seca: o Estado Islâmico, a crise de hegemonia e as novas estratégias do imperialismo. Curitiba: CRV, 2018, pp. 31-100 (Capítulo – “Da elucubração ao mundo das atrocidades reais”)

Acesse aqui


Materiais complementares:

Vídeos:

Filme: “Adeus Lenin!”; dir.: Wolfganger Becker, Alemanha, drama, col., 2003.

 

Documentário: “O colapso da URSS, o acordo secreto NHK”, History Channel, documentário, EUA, 2016.

Aula: “O colapso do Bloco Soviético”, Marcio Lauria Monteiro (UFF), Semana de História da UNESP Assis, 2020.


Documento para análise:

Nikita Khrushchev, Discurso aos 20º Congresso do PCUS

Discurso pronunciado: 24 e ­25 fevereiro 1956

Descrição: no XX Congresso do PCUS 24­ e 25 fevereiro de 1956, Khrushchev entregou um relatório no qual ele denunciou os crimes de Stalin e do "culto da personalidade" que caracterizava o stalinismo. Este discurso acabaria por desencadear uma fração de todo o mundo.


Proposta de atividade:

Fórum de análise de discurso

Após estudo de todos os materiais relativos a esta aula, deparemo-nos agora com a tarefa da análise do discurso de Nikita Khrushchev, proferido no 20º Congresso do PCUS, aos 24 e ­25 de fevereiro de 1956 e intitulado “Sobre o culto à personalidade e suas consequências”, onde denunciou os crimes do stalinismo e o caráter de culto à personalidade do regime. O discurso, acompanhado de um detalhado relatório que o amparava documentalmente, acabaria por desencadear uma das mais profundas cisões no mundo contemporâneo, explicitando as contradições do stalinismo que se desdobrariam na crise final do comunismo soviético e numa crise que acometeria toda a esquerda mundial.

Invocando os princípios lenilistas, na defesa do comunismo soviético, Khrushchev denunciou ali os expurgos de militares de alto escalão e de quadros dirigentes do PCUS, o “Grande Expurgo” de 1934 a 1939. O discurso foi pronunciado secretamente, a portas fechadas, mas logo vazou à imprensa internacional e chocou o mundo. Internamente, reposicionou o regime diante da árdua tarefa da sua desestalinização.

Das cisões que produziu, ainda hoje o tema é objeto de intensa controvérsia, dados os revisionismos que pretendem a reabilitação deste personagem central e de tal forma controverso do mundo contemporânea.

Escolha um trecho do relatório que contenha as críticas que considerou mais importantes, feitas por Khrushchev, ao stalinismo, e proceda sobre ele as suas considerações críticas, amparadas nos materiais aqui estudados.

Em seguida, leia a postagem imediatamente anterior de seu colega de curso e dê sobre ela as suas contribuições.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1


Partilhe esta Página

“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.

 

 

Follow me on Academia.edu

how to watch super bowl 2021 uk