Forum Historiae 
Entrevistas
Entrevistas

 Entrevistas


ENTREVISTAS PARA MÍDIA TELEVISIVA, RADIOFÔNICA E INTERNÉTICA


Março de 2023 - TV Al Jazeera

Entrevista: As repercussões diplomáticas da ancoragem de dois navios de guerra iranianos no Rio de Janeiro

A entrevista foi concedida em inglês e com tradução simultânea para o árabe, o que dificulta bastante a compreensão até mesmo de quem domina o idioma inglês. Diante disso, o conteúdo foi transcrito e traduzido para o português:

Como o Brasil vê a polêmica sobre a decisão de permitir a atracação de dois navios de guerra iranianos no porto do Rio de Janeiro?

Olá! É uma honra estar novamente com vocês! Como sabemos, a Marinha do Brasil autorizou a visita de dois navios de guerra iranianos, integrantes da frota de guerra iraniana, ao porto do Rio de Janeiro, apesar do pedido dos Estados Unidos para que o governo brasileiro negasse o pedido iraniano. Os dois navios de guerra já estão sob sanções do governo dos EUA. O navio Iris Makran, um deles, é considerado o maior navio militar iraniano. Ainda assim, as embarcações ficarão fundeadas de 26 de fevereiro a 4 de março. A autorização, concedida pelo subchefe, Carlos Eduardo Horta Arentz, baseia-se no princípio da soberania nacional. O Brasil mantém relações diplomáticas tanto com os Estados Unidos quanto com o Irã, ambos parceiros comerciais com os quais não há grande contingência neste momento.

Vários países, incluindo os Estados Unidos, expressaram sua rejeição ou reservas à decisão do Brasil. Por que você acha que esses países rejeitam a presença de navios de guerra iranianos em um porto brasileiro como parte de sua viagem em águas internacionais, o que é uma questão legal e permitida para todos os países?

Há uma clara tentativa do governo dos EUA de tentar levar países como o Brasil a um claro alinhamento com sua política externa, que inclui posicionamentos contra estados considerados inimigos, objetos de sanção, entre outros. A embaixada americana afirmou que estas embarcações facilitaram ações terroristas, mas nenhuma prova foi apresentada a respeito. A questão importante é que a autorização dada pelo Brasil reconhece a legalidade da operação realizada por navios iranianos e reafirma a autonomia do Estado brasileiro em tomadas de decisão como esta.

Relatórios dizem que os dois navios irão para o Canal do Panamá e a presença militar iraniana no Canal internacional do Panamá. De acordo com estes relatórios, será uma mudança qualitativa para Teerão face aos Estados Unidos da América e às sanções económicas, ao estabelecer e fortalecer uma rede de relações com a América Latina, semelhante à Venezuela, ao Brasil e à Nicarágua. Você concorda com essa opinião?

Por enquanto ainda são especulações. Nada de concreto, nesse sentido, foi relatado pela inteligência ou pelos canais diplomáticos convencionais que pudesse justificar uma negativa do governo brasileiro em autorizar ambas as embarcações. É claro que existe o risco de penalidades por parte do governo dos EUA, bem como das empresas brasileiras e estrangeiras que prestam serviços aos navios, mas a soberania do Estado brasileiro precede qualquer um desses riscos. Além disso, o alinhamento entre o governo do Brasil e dos EUA nas agendas ambiental e comercial diminui esses riscos.
É importante lembrar que no dia 10 de fevereiro ocorreu o encontro entre os presidentes Lula e Biden em Washington, e mais recentemente o governo brasileiro recebeu o enviado especial dos EUA, John Kerry, no Palácio do Itamaraty, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para falar sobre políticas ambientais. Então, o maior risco, como eu disse, é a perda de autonomia da política externa brasileira.

Muito obrigado! Saudações do Brasil!

 


Janeiro de 2023 – TV Al Jazeera

Entrevista: Os desafios do terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva

A entrevista foi concedida em inglês e com tradução simultânea para o árabe, o que dificulta bastante a compreensão até mesmo de quem domina o idioma inglês. Diante disso, o conteúdo foi transcrito e traduzido para o português:
Tema: as diferenças entre o terceiro mandato de Lula e os dois mandatos anteriores.
Doze anos se passaram entre o fim do segundo mandato de Lula e o início do terceiro.
São momento históricos bastante distintos e desafios muito maiores para este terceiro mandato.
Enquanto os altos índices de popularidade, políticas de redistribuição de renda e geração de empregos viabilizadas por políticas sociais consistentes, num cenário internacional animado pelo “boom” internacional das commodities, nesse momento as dificuldades são muito maiores.
O mundo mudou nesses doze anos: a Pandemia Mundial de Covid-19 e o perigo de uma recessão mundial, a guerra na Ucrânia, o rescaldo da guerra comercial entre China e Estados Unidos, a retração da economia global, são apenas alguns exemplos.
O principal ativo eleitoral de Lula foram as realizações bastante exitosas de seus dois governos anteriores.
Para este terceiro mandato, a própria natureza do governo que hoje tomou posse, esboçado já desde o período eleitoral, é de um governo de ampla coalisão entre distintas forças democráticas num bastante heterogêneo espectro político.
Ou seja, não é um governo propriamente do Partido dos Trabalhadores, como o próprio Lula tem repetido e a escolha de Geraldo Alckmin, como vice-presidente, um adversário político no passado, demonstra isso.
Na economia, por exemplo, isso fica demonstrado por um provável perfil desenvolvimentista no Ministério da Fazenda, que tem à frente Fernando Haddad, e uma gestão liberal desde o Ministério do Planejamento, cuja Ministra é Simone Tebet, que concorreu contra Lula no primeiro turno; o que pode levar a dissensos que Lula terá que arbitrar com extremo cuidado.
Isso irá requerer uma maior capacidade de coesão para lidar com esses dissensos, que certamente ocorrerão.
Mas a principal diferença é a ascensão da extrema direita não apenas no Brasil, mas no mundo, e que chegou à Câmara dos Deputados, ao Senado e aos governos estaduais.
Para a composição das necessárias maiorias parlamentares, para a aprovação dos projetos do governo, essa capacidade de coesão tende a ser constantemente testada nos próximos quatro anos.
Tema: a divisão da sociedade brasileira e a polarização ideológica.
No meu entendimento, que também foi expresso pelo próprio presidente Lula, não existe um Brasil dividido; ainda que o resultado das eleições presidenciais no segundo turno de 2022 tenham conferido 49,1% de votos a Bolsonaro.
Isso porque não se pode confundir a avassaladora maioria desses eleitores com os setores efetivamente bolsonaristas.
É redundante afirmar um bolsonarismo radical, isso porque o discurso bolsonarista e suas pseudo-teses políticas, são radicais, no pior sentido deste termo: antidemocráticas, anticientíficas e que apregoam a violência como forma de realização da política.
Ao invés de contrapor-se às forças políticas opostas, defendem a sua destruição, chegando mesmo a incitar o seu extermínio, o que Bolsonaro fez em discurso prévio às eleições de 2018, afirmando que fuzilaria a “petralhada”, uma referência aos militantes do Partido dos Trabalhadores.
Esses, são setores minoritários na sociedade brasileira e que só têm ganhado visibilidade graças às ações ultrarradicais que realizam (fechamento de estradas, a tentativa de invasão à sede da Polícia Federal etc).
Não são os 49,1% de eleitores que votaram em Bolsonaro.
A própria natureza do novo governo, composto como Frente Democrática, informa que a polarização entre esquerda e direita também pode ser elemento meramente discursivo, uma vez que esta condição tende a trazer o novo governo para uma posição mais centrista na linha política.
E também porque Bolsonaro nunca representou a direita no Brasil, mas a extrema direita, cuja expressão tende a diminuir nos próximos quatro anos.

Dezembro de 2022 – TV Record (Programa JR Mundo) – São Paulo/ SP

Entrevista: “Especialista avalia futuro do Catar após sediar a Copa do Mundo”

 


Novembro de 2022 – TV Al Jazeera

Entrevista: Protestos e bandidos após Lula da Silva conquistar a presidência no Brasil

 

 

 


Junho de 2022 – Entrevista "Lançamento do livro Kickboxing: dos tatames aos ringues, das técnicas à história" - Canal da Editora Giordano Bruno no Youtube

Entrevista "Kickboxing: dos tatames aos ringues, das técnicas à história"

 


Março de 2022 – Debate "Consequências da Guerra na Ucrânia e o papel da OTAN" - Le Monde Diplomatique Brasil

Entrevista

 


Abril de 2021 – Documentário "Conhecer, aprender, acolher" - Unifesp 25 anos"

Entrevista

 


Janeiro de 2021 – Série "Universidade Pública, Conhecimento Público - Unifesp 25 anos"

Entrevista: “Migrações e refúgios contemporâneos”

 


Novembro de 2020 – Programa Bandeirantes Acontece - Rádio Bandeirantes FM

Entrevista: “Com Biden eleito, qual o futuro da relação Brasil-EUA?”

 


Novembro de 2020 – CNN Brasil

Entrevista: “O que esperar do governo Joe Biden”

 


Agosto de 2020 – Programa SBT Repórter - SBT

Entrevista: “Bombardeio em Hiroshima, no Japão, completa 75 anos”

 


Julho de 2020 – Programa "Voz Docente" - Rádio da UFRGS AM – Rio Grande/ RS

Entrevista: "Universidade e espiritualidade"

 


Maio de 2020 – Programa Papo Com Mazzeo - Canal do Partido Comunista Brasileiro – PCB São Paulo”

Entrevista: “A importância dos sindicatos”

 


Novembro de 2019 – Rádio FURG FM - Rio Grande/ RS

Programa Paralelo 30: “Entrevista com o Grupo de Trabalho História do Movimento Docente do ANDES-SN”

 


Maio de 2019 – Rádio Cidadã 87,5FM - São Paulo

Programa Verdade de Saia: “Os cortes na Educação Pública”

 


Agosto de 2018 – Programa Geopolítica com Igor Fuser - TV 247

Entrevista: “O fascismo na história e na atualidade”

 


Maio de 2018 – Programa “O nome disso é política” - Portal “O nome disso é mundo”

Entrevista: “Estado Islâmico”, por Heitor de Andrade Carvalho Loureiro

Clique aqui para acessar a publicação original.

 


Março de 2017 - Live Unifesp (Facebook)

Entrevista: "Reforma da Previdência: um outro olhar"

 


Março de 2017 - Canal Marlonismo (Youtube)

Entrevista: "Ato na Av. Paulista Contra a Reforma da Previdência"

 


 

 

Julho de 2016 – TV Assembleia

Entrevista: “A guerra e o massacre de Canudos”

 


Maio de 2014 – TV MPF - Ministério Público Federal

Entrevista: “50 anos do golpe”

 

 


Julho de 2013 – Programa "Fala, Doutor" - UNIVESP TV / TV Cultura

Entrevista: “Integração e identidades em conflito: as políticas culturais dos Estados Unidos para a América Latina durante a Segunda Guerra Mundial e a montagem do moderno sistema Panamericano”

 

 

 


Novembro de 2012 – “TV Climatempo” (Canal 102 – Sky)

Entrevista: “A importância estratégica dos métodos de previsão do tempo em conflitos armados”

 

 

 


Novembro de 2011 – Programa “Todo Seu” – TV Gazeta

Entrevista: “Série Tiranos – Adolf Hitler”


Parte 1

 

Parte 2

 

 


Junho de 2009 – Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) – São Paulo/ SP
Programa Jornal do SBT – Entrevista: “Neonazistas são presos em São Paulo”

 

 

 


Novembro de 2008 – Canal Universitário (11NET; 187TVA) – São Paulo/ SP

Programa Extensão Doc – Documentário: “Mariátegui: a tempestade andina”

 

 


Novembro de 2008 – Canal Universitário (11NET; 187TVA) – São Paulo/ SP

Programa Extensão Doc – Documentário: “Rumo à Tolerância”

 

 

 


 ENTREVISTAS PARA MÍDIA IMPRESSA E INTERNET


Janeiro de 2023 – Portal Al Jazeera – Qatar

Entrevista: “Demissão de chefe do Exército e de oficiais militares e civis gera polêmica na sociedade brasileira

Clique aqui para acessar a página.


Outubro de 2022 – Portal Al Jazeera – Qatar

Entrevista: “Eleições decisivas diante de uma realidade complexa e um destino desconhecido”

Clique aqui para acessar o arquivo  


Outubro de 2022 –

Portal Irmandade Progressista 

Entrevista: “Rodrigo Medina concede entrevista à Al Jazeera sobre as eleições brasileiras”

Clique aqui para acessar o arquivo  


Junho de 2022 -

Portal "Jornalismo Júnior ECA-USP"

Entrevista: "Assassinato de ativistas na Amazônia evidencia questões graves do Brasil"

Clique aqui para acessar o arquivo


Agosto de 2020 -

Portal da "Whiz"

Entrevista: "Os dias que não acabaram"

Clique aqui para acessar o arquivo


Julho de 2020 -

Portal da "Al Jazeera"

Entrevista: "Um novo caminho para a crise no Brasil"

Clique aqui para acessar o arquivo


Julho de 2020 -

Programa "Voz Docente" - Rádio da URGS AM

Entrevista: "Universidade e espiritualidade"

Clique aqui para acessar o arquivo


Junho de 2020 -

Portal "Vi o mundo"

Entrevista: "Professores da Unifesp detonam Weintraub: incompetente, gestão desastrosa, aparelhamento, conduta inadequada, fala golpista"

Clique aqui para acessar o arquivo


Setembro de 2019 –

Portal da “Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG”

Entrevista: “Diretoria da ANPG convoca atos de 7 de setembro e seminário sobre o Future-se”

Clique aqui para acessar o arquivo.


Agosto de 2019 –

Jornal “Extra Classe”

Entrevista: “Future-se: a ciência à luz de velas”, por Marcelo Menna Barreto

Clique aqui para acessar o arquivo.


Agosto de 2019 –

Portal do "CONTEE”

Entrevista: “Future-se: a ciência à luz de velas”, por Marcelo Menna Barreto

Clique aqui para acessar o arquivo.


Julho de 2019 –

Portal “Vermelho”

Entrevista: “Ultradireita, ultraliberalismo e seus ataques à educação”, por Táscia Souza

Clique aqui para acessar o arquivo.


Abril de 2019 –

Portal do “Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN”

Entrevista: “Decreto endurece regras para a realização de concursos públicos"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Abril de 2018 –

Portal “JuzBrasil”

Entrevista: “OAB SP promove palestra sobre autoritarismo político"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Agosto de 2017 - 

Portal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP

Entrevista: "Frente parlamentar debate crise orçamentária nas universidades públicas"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Setembro de 2016 – 

Revista "Veja"

Entrevista: “Unifesp precisa de verba federal para fechar o ano”

Clique aqui para acessar o arquivo.


Maio de 2016 –

Portal "Nexus"

Entrevista: “Os cortes na Educação e a bolsa para alunos carentes das universidades federais”

Clique aqui para acessar o arquivo.


Julho de 2016 - 

Programa Domingo Espetacular - TV Record

Entrevista: "Domingo Espetacular revela quem são os brasileiros que teriam jurado fidelidade ao Estado Islâmico"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Fevereiro de 2016 - 

Portal "Estação Armênia"

Entrevista: "Conferência na Unifesp discute geopolítica caucasiana e latino-americana"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Junho de 2015 –

Portal da "Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo"

Entrevista: “Projeto JOVEM.DOC entra em fase de produção"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Abril de 2015 –

Jornal Entrementes – Jornal da UNIFESP –– N° 10, Ano 3, Abril 2015

Entrevista: “Havana voltará a ser o quintal estadunidense?"

Clique aqui para acessar o arquivo.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.


Março de 2015 –

Revista Contraponto – Jornal Laboratório do curso de Jornalismo – Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes – PUC-SP (Ano 15, n. 97, março 2015)

Entrevista: “Qual será o destino de Havana?”

Clique aqui para acessar o arquivo.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.


Fevereiro de 2015 –

Revista Nova Escola – Fev. 2015

Entrevista: “Três razões para a derrota de Hitler”

Clique aqui para acessar o arquivo.


Setembro de 2014 –

Portal do “Instituto Palavra Aberta”

Entrevista: “Diplomata e professor norte-americano profere palestras sobre Direitos Humanos Internacionais”

Clique aqui para acessar o arquivo.


Setembro de 2014 –

Portal do “Consultor Jurídico”

Entrevista: “É preciso enfrentar legado de violência em massa do nosso passado”, por Verena Kirejian Bertaglia

Clique aqui para acessar o arquivo.


Junho de 2014 –

Revista Giz – Educação & Trabalho

Entrevista: “70 anos do Dia D”

Clique aqui para acessar o arquivo.


Abril de 2014 -

Revista "Espaço Aberto", n. 159

Entrevista: "Cinusp realiza mostra sobre golpe civil-militar brasileiro"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Fevereiro de 2014 -

Revista "Veja"

Entrevista: "Cavalos, as vítimas esquecidas da I Guerra Mundial"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Maio de 2013 –

Portal “Jornalismo Júnior” – ECA/USP

Entrevista: “A transformação do ódio em doutrina política”, por Daniel Drummond Ribeiro

Clique aqui para acessar o arquivo


Abril de 2013 - 

Portal "Estação Armênia"

Entrevista: "Mostra de cinema da USP exibirá Screamers e debaterá o genocídio armênio"

Clique aqui para acessar o arquivo.


Abril de 2013 –

Portal da Universidade de São Paulo

Entrevista: “Cinusp exibe filmes e realiza palestras sobre conclitos, massacres e genocídios”

Clique aqui para acessar o arquivo


Janeiro de 2012 –

Jornal “Diário do Comércio”

Entrevista: “Intolerância sob a lupa acadêmica”

Clique aqui para acessar o arquivo


Junho de 2011 –

Revista “Capricho”

Entrevista: “Comportamento: Homofobia”

Clique aqui para acessar o arquivo


Abril de 2011 –

Agência “Radar Jornalístico”

Entrevista: “Os conflitos no Oriente Médio são marcados pela atuação da juventude”

Clique aqui para acessar o arquivo


Julho de 2010 –

Jornal “Diário do Comércio”

Entrevista: “Polícia vigia intolerância na capital”

Clique aqui para acessar o arquivo


Dezembro de 2009 –

Jornal “A pauta é nossa!”

Entrevista: “Multifaces de uma guerra: após sete décadas, a Segunda Guerra Mundial ainda rende argumentos e reflexão crítica”

Clique aqui para acessar o arquivo


Outubro de 2009 –

Magister – São Paulo/ SP

Entrevista: “Forum para a paz: palestra sobre intolerância”

Clique aqui para acessar o arquivo


Outubro de 2009 –

Universia Brasil – São Paulo/ SP

Entrevista: “Salve geral relembra ataques do PCC em São Paulo”

Clique aqui para acessar o arquivo

Clique aqui para acessar a entrevista na íntegra


Julho de 2009 –

Blog Distorção, Grupo “O Dia” – Teresina/ PI

Entrevista: “Entrevista com Rodrigo Medina, autor de ‘When two worlds collide’"

Clique aqui para acessar o arquivo


Julho de 2009 –

Portal “Iron Maiden 666”

Entrevista: “Rodrigo Medina: entrevista com autor de artigo científico sobre o Iron Maiden"

Clique aqui para acessar o arquivo


Abril de 2009 –

Jornal Destak SP – São Paulo/ SP

Entrevista: “Polícia monitora 25 gangues para combater crimes de ódio”

Clique aqui para acessar o arquivo


 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1


Partilhe esta Página

“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.

 

 

Follow me on Academia.edu

how to watch super bowl 2021 uk