Forum Historiae 
Bibliotecas virtuais
Bibliotecas virtuais

Jan Davidsz de Heem - Still life with books


 

Banco de Teses e Dissertações de História - CAPES

Sítio mantido pela CAPES, com digitalização de Teses e Dissertações defendidas em instituições brasileiras, em formato PDF. Desde março de 2006 o acervo passou a ser disponibilizado também através do portal Domínio Público do MEC.

 

Biblioteca Ayacucho on line

Sítio do Ministério del Poder Popular para la Cultura - Governo Bolivariano da Venezuela.

 

 

Biblioteca Digital - UNICAMP

Sítio mantido pela Universidade Estadual de Campinas, com digitalização de Teses e Dissertações defendidas nos diversos programas de pós-graduação da instituição, em formato PDF.

 

Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP

Sítio mantido pela USP, com digitalização do acervo de obras raras das bibliotecas da instituição, em formato JPG.

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações  (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.  
A BDTD foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002. Possui hoje 100.634 teses e 274.731 dissertações de mais de 100 Instituições.

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFRGS

Sítio mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com digitalização de Teses e Dissertações defendidas nos diversos programas de pós-graduação da instituição, em formato PDF.

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP

Sítio mantido pela Universidade de São Paulo, com digitalização de Teses e Dissertações defendidas nos diversos programas de pós-graduação da instituição, em formato PDF.

 

Biblioteca Digital Hispánica

Sítio mantido pela Biblioteca Nacional de España

 

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

As bibliotecas nacionais do Brasil e de Portugal se associaram para o desenvolvimento do portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira, cujo objetivo primordial é disponibilizar, a partir de um único ponto de acesso, os acervos digitais das duas instituições. Trata-se de um esforço conjunto para dar nova dimensão, relevância e visibilidade aos conteúdos culturais em língua portuguesa na internet.

 

Biblioteca Digital Miguel de Cervantes

Sítio mantido pela Universidad de Alicante e pelo Banco Santander Central Hispano, com digitalização do patrimônio bibliográfico, documental e crítico da cultura espanhola e hispanoamericana.

 

Biblioteca Nacional Digital

Sítio mantido pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com digitalização de obras de várias áreas, em formato PDF.

 

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Sítio mantido pela Biblioteca Nacional de Lisboa, com digitalização de livros da seção de obras raras, em formato GIF e JPG.

 

Biblioteca Virtual de Ciências Humanas

Sítio mantido pelo Centro Edelstein de Ciências Sociais

Acesso gratuito a livros já publicados, de autores brasileiros ou residentes no Brasil, em português ou outras línguas, de todas as disciplinas das ciências humanas.

 

Brazilian Government Document Digitization Project - Center For Research Libraries

Sítio mantido pela Center For Research Libraries, com digitalização e acesso gratuito aos Relatórios de Presidentes de Províncias (1830-1930), a edições do Almanack Laemmert (1844-1889), além de Mensagens Presidenciais (1889-1993) e Relatórios Ministeriais (1821-1960).

 

 

Cultura Acadêmica

A Cultura Acadêmica  é o segundo selo da Fundação Editora da UNESP e possui centenas de títulos atualmente para download, entre gratuitos, pagos ou impressos sob demanda, que poderão ser baixados em formato PDF ou Epub.

 

Doaj

O Directory of Open Access Journals, é um diretório online que fornece acesso aberto a mais de 8.800 periódicos e mais 1.980.000 artigos de 129 países diferentes, de várias editoras, como pode ser conferido abaixo.

 

Domínio Público

Biblioteca digital desenvolvida em software livre

Sítio mantido pelo Ministério da Educação, com obras clássicas de várias áreas, em formato PDF. Desde março de 2006 abriga também o Banco de Teses e Dissertações de História da CAPES.

 

eScholarship Editions - UCLA

Sítio mantido pela Editora da Universidade da Califórnia, disponibiliza obras de várias áreas publicadas pela instituição, em formato HTML. Destaque para os temas emergentes de História Contemporânea, como Islamismo, África e conflitos no Oriente Médio.

 

Fundação Alexandre de Gusmão

Biblioteca Digital da Fundação Alexandre de Gusmão. 

 

eScholarship Repository - UCLA

Sítio mantido pela Universidade da Califórnia, disponibiliza papers de várias áreas, elaborados por professores e alunos.

 

La Referencia

La Referencia é um agregador de informações que permite pesquisas regionais de publicações científicas, integrando o material de repositórios de oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru.

 

Librería Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales

Sítio mantido pela CLACSO - Consejo Latiniamericano de Ciencias Sociales contendo livros, enciclopédias, revistas e coleções.

 

Networked Digital Library of Theses and Dissertations

O Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover a adoção, criação, utilização, difusão e preservação de teses e dissertações eletrônicas (ETDs). Apoia a edição eletrônica e acesso aberto a fim de melhorar a partilha de conhecimento em todo o mundo. O site inclui recursos para administradores universitários, bibliotecários, professores, estudantes e público em geral. Os tópicos incluem como encontrar, criar e preservar ETDs; como configurar um programa ETD; questões jurídicas e técnicas; e as últimas notícias e pesquisa na comunidade ETD. Possui mais de 4.440.000 teses e dissertações.

 

Oasisbr

A Base Oasisbr é um portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto. É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas. Ele realiza pesquisas em Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, Repositórios Institucionais, Revistas Eletrônicas e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Abaixo pode ser conferido as estatísticas dos tipos e quantidades de documentos pesquisados e oferecidos pela Base (em maio de 2016).

 

Oxford University Press

Página "Oapen Access" da Oxford University Press e que disponibiliza para download gratuito parte de seus títulos publicados.

 

Portal do Livro Aberto em CT&I   

O Portal do Livro Aberto em CT&I   tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Os temas Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, definidas nos Programas e Atividades Estruturantes da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação  e incluídos neste primeiro momento. Adiciona-se a área de Ciência da Informação, que reúne o saber e o fazer do IBICT. Numa segunda fase serão incluídas publicações oficiais em temas tratados em políticas de ciência e tecnologia de períodos anteriores, bem como os tratados nas demais políticas públicas que tenham interface com a Ciência e Tecnologia em geral.

 

Project Gutemberg Library Archive Foundation

Sítio que disponibiliza textos clássicos de domínio público, em diversos formatos e idiomas.

 

Scielo Brasil

A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

Scielo Livros

A Scielo Livros disponibiliza e-books acadêmicos em português, atualmente contando com 430 títulos de acesso aberto das editoras FIOCRUZ, EDUFBA, UNESP, EDUEPB, EDUEL, EdUFSCar e Fap-Unifesp, EDUEM e Editora Mackenzie, em várias áreas do conhecimento. Os livros são legíveis também nos leitores de e-books, tablets e smartphones.

 

Scielo Venezuela

Scientific Electronic Library Online

Colección seleccionada de revistas científicas venezolanas en diferentes áreas del conocimiento

 

Spell

O Scientific Periodicals Electronic Library, é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica. Com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento, o Spell cumpre com uma dupla missão: organizar, numa única base de dados, um significativo acervo de conhecimento e proporcionar acesso livre a usuários interessados na produção científica. Iniciado em 2012, o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008. Possui atualmente cerca de 35.000 documentos.

 

The Cornell Library Historical Monographs

Sítio mantido pela Cornell University, com digitalização de livros de temas de História, em suas edições originais e/ou raras e esgotadas, de vários idiomas, em formato GIF.

 

World e-book Fair

Mais de 4 milhões de títulos

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3


Partilhe este Site...

“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.

 

 

Follow me on Academia.edu